OBR comemora mês da Mulher

A One Billion Rising (OBR) Moçambique – Um movimento global contra a violência contra a mulher e a rapariga, assinala a celebração do mês da Mulher com a realização de actividades cujo lema é: “Levante-se pela Liberdade – Todos contra a Violência Baseada no Género”.

Em Maputo, a OBR e a Associação de Mentoria da Mulher dos Media – AMMM realizou o debate online com o tema: Lobolo, Amor versus Violência onde a primeira questão levantada era: Será o lobolo a principal causa da violência contra a mulher? A segunda foi: Quantas mulheres foram violentadas e mortas antes, durante e após a celebração do dia 14 de Fevereiro, Dia de São Valentim? A violência, especificamente nessa data, tem ocorrido contra mulheres e raparigas de todos os níveis ou extractos sociais.

Durante o debate, várias razões foram mencionadas apesar de, haver entendimento comum de que o lobolo é uma instituição e faz parte da cultura de algumas sociedades africanas. Os factores económicos foram mencionados como uma das prováveis razões que conduzem à violência contra a mulher, pois, antigamente o lobolo custava apenas um púcaro de amendoin ou tihaka (fruto da cacana- planta comestível sobretudo na zona sul de Moçambique), mas a violência contra a mulher existiu.

Em género de conclusão do debate foi mencionado que a violência tem a ver com o género, simplesmente com o facto de se ser mulher. Foi igualmente dito que não há justificação para a violência contra a mulher e, o lobolo não deve ser usado para justificar tal acto.

Entretanto a OBR realizou também debates sobre outros temas relacionados com a violência baseada no género, nas Províncias de Gaza e de Inhambane. Nestas actividades a OBR teve o apoio da Direcção Distrital da Acção Social de Chibuto e de Panda e com a Rádio Comunitária de Panda.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*